Os impactos negativos causados pela ação humana na natureza são hoje foco de discussões internacionais.
A sustentabilidade, tema dominante quando se buscam ações integradas para a busca na melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente, é um fator determinante para o sucesso do agronegócio.
O Bambu possui os requisitos necessários para se figurar entre as espécies vegetais que mais contribuem para um desenvolvimento sustentável, somando a isso a sua diversidade de aplicação.
Existem diversas espécies da planta. Com particularidades variadas, são excelentes na preservação do solo contra a erosão e possuem alto poder de sequestro de carbono da atmosfera. Altamente resistentes a pragas e doenças, tem no Brasil clima favorável ao desenvolvimento de florestas.
O uso do Bambu na indústria é crescente, e a necessidade de formação de florestas de bambu é exponencial para responder à demanda.
Floresta
As florestas de bambu possuem características particulares que podem contribuir de forma significativa nas esferas ecológica e econômica de um país. O bambu é o vegetal que possui maior capacidade em sequestro de CO2 da atmosfera, além de gerar matéria prima para ser utilizada em diversos segmentos comerciais.
Colmo
Os colmos são formados por nós e entrenós alternados, sendo constituídos principalmente de fibras e vasos. O colmo, também conhecido como vara, é a parte mais utilizada da planta, na forma cilíndrica, seu emprego está ligado pricipalmente a bioarquitetura, como construções de casas, quiosques, pontes, entre outros.
Broto
Muito utilizado na culinária japonesa, chinesa, tailandesa e coreana, o broto de bambu, aos poucos vem sendo introduzido também na culinária brasileira. O sabor do broto de bambu é bem diferente conforme a espécie utilizada. Os pratos são variados, pode ser servido in natura ou como ingrediente principal nos recheios.
BLC
Basicamente o Bambu Laminado Colado ou BLC constitui-se de ripas ou taliscas de bambu processadas em máquinas específicas, posteriormente tratadas, coladas e prensadas. O BLC pode ser utilizado como colunas e vigas em construções, na fabricação de compensados para produção de cadeiras, mesas, armários planejados, pisos e outros.
Biomassa
A Biomassa do bambu consiste na trituração dos colmos e galhos secos ou com uma determinada taxa de umidade. A gramatura deve ser regulada conforme a necessidade da sua utilização. A biomassa do bambu pode ser utilizada por indústrias ceramistas para queima em seus fornos e por usinas para geração de energia.
Papel
O papel é produzido a partir da polpa celulósica do bambu, que possui excelente resistência devido a qualidade de suas fibras. Diversos tipos de papeis podem ser produzidos com essa tecnologia, desde embalagens com alta resistência como sacos para embalar cimento, como também as tão conhecidas folhas de papel sulfite.